Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 1 de março de 2014

ETAR das Paredes da Vitória

As fotografias foram tiradas já no domingo passado, dia 23 de fevereiro de 2014.
A contínua ação das ondas, em consequência das intempéries, tem rebaixado de forma significativa a praia e atacado o frágil e pequeno cordão dunar existente.
Nas dunas sob as arribas dos Mijaretes, foi instalado o "poço" de receção dos efluentes tratados da ETAR, que agora se encontra parcialmente a céu aberto.
Apesar de, supostamente, estes efluentes terem sofrido um tratamento terciário e não representarem qualquer problema para a saúde pública, não deixa de ser preocupante, transmitindo também uma péssima imagem da praia.
De recordar que a instalação da ETAR sobre a duna primária foi alvo de forte contestação da população local, assim como nunca ficou plenamente explicada a decisão da não construção do respetivo emissário submarino, substituído por este "poço" no meio das dunas. Um dos motivos da preocupação dos moradores pela descarga destes efluentes na praia, para além da preocupação com o real tratamento dos efluentes, especialmente nos meses de verão, e de todos os demais aspetos ambientais, prendia-se exatamente com a atual situação: a eventual descoberta e até destruição do "poço" pelo mar.
Outra situação que poderá ter algum impacto estará relacionada com a atribuição do galardão da Bandeira Azul à praia de Paredes da Vitória, pois este "poço" de descarga da ETAR está a menos de 400 metros da área de exploração de um dos concessionários da praia das Paredes e a cerca de 200 metros do acesso à praia a partir da Mina do Azeche. 







Sem comentários:

Enviar um comentário