Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Pinhalinho

Recebido via e-mail do Tiago Inácio, adepto entusiasta do Geo-caching e curioso pela história local.

O Pinhalinho

Pinhalinho é uma zona onde ser insere uma vasta propriedade particular.
Nos anos 20 do século passado, uma companhia composta por 9 pessoas sediada na marinha Grande começou a comprar vários terrenos neste local, a maioria dos terrenos eram de agricultura e os seus proprietários eram maioritariamente da localidade da Burinhosa. A propriedade foi toda semeada com pinheiro, dividida em 40 talhões (cada talhão tinha 400m por 800m) e estendia-se desde o facho até pedra do ouro e Água de Madeiros. No final dos anos 30, a vasta propriedade foi comprada por Narciso Dias da Silva.
Narciso Dias da Silva era espanhol e possuía uma vasta fortuna, refugiou-se em Portugal durante a Guerra civil espanhola, onde comprou a propriedade pertencente à companhia e construiu uma grande casa onde habitou até a propriedade ser novamente vendida. O responsável pela propriedade era o seu genro Carlos que vivia em Água de Madeiros.
Narciso Dias procedeu ao fabrico de carvão artesanal na sua propriedade e construiu também uma pequena casa onde o responsável pelo fabrico do carvão vivia (um pouco mais acima da casa de Narciso Dias).
No Final dos anos 40, foi obrigado a pagar uma coima ao estado Português e Espanhol por tráfico de bens alimentares para a Alemanha. Assim teve de cortar parte dos pinheiros da sua propriedade. Acabou por vendar a sua propriedade à Família Cardeira da Moita e foi viver para Lisboa. A propriedade manteve-se com a família Cardeira até aos finais dos anos 80 e ai foi vendida à família Raposo Magalhães.
Actualmente a propriedade tem sido vendida aos poucos, para construção de habitações na Pedra do Ouro. A casa construída por Narciso encontra-se praticamente em ruínas.
Perto da casa encontram-se ruínas de mais uma casa do guarda.

Post Scriptum 

Tomo a liberdade de acrescentar alguma informação ao texto do Tiago.

António Batista Cardeira, da Moita, e conhecido por “Sarradela”, foi quem comprou o “Pinhal do Espanhol”, onde hoje está a urbanização da Pedra do Ouro.
Em 1949, António Batista Cardeira, foi um dos peritos encarregues pela avaliação da parte da Alva de Pataias que a Cibra pretendia então adquirir. Da sua avaliação, em conjunto com Emílio Duarte e Carlos Vinagre (Carlos “Pai do Céu”) resultou um valor de 3 milhões de escudos (quinze mil euros), que a Câmara Municipal de Alcobaça deveria pedir à CIBRA.
A Urbanização da Pedra do Ouro, no Pinhal do Espanhol
O projecto de golfe para a Pedra do Ouro, no Pinhalinho

3 comentários:

  1. gracias.fiz partILHA.AQUEL'ABrrAÇO
    http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/11/3651-historia-antes-da-urbanizacao-da.html

    ResponderEliminar
  2. Nesta propriedade existe um local chamado Cova do Forno, será que o nome vem de aí ser o sítio onde se fabricava o carvão ?

    ResponderEliminar
  3. De facto começou-se a chamar aquele local cova do forno, porque era lá que se fabricava o carvão e por ser numa cova. Actualmente ainda existe lá a dita casa onde o responsável pelo fabrico do carvão vivia...

    ResponderEliminar