Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Quality Coast – Uma ideia para o litoral de Pataias (3/3)

Os critérios do Quality Coast
São vinte os critérios adoptados para atribuir o galardão “Quality Coast”. Os critérios procuram avaliar a sustentabilidade das comunidades costeiras e a qualidade das informações disponíveis. Cada critério (dividido em três categorias), fornece informaçõa sobre um aspecto distinto da sustentabilidade.

Os critérios, objecto de revisões periódicas, são divididos em três categorias: Natureza, Ambiente, Sócio-Económica.


NATUREZA

CRITÉRIOS DE DESCRIÇÃO

1. VALORES NATURAIS – A presença de valores naturais a nível internacional e nacionalmente importantes habitats e espécies que ocorrem no território.
2. INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO – fontes de informação e infra-estruturas que promovam a interação com os valores naturais e em torno do território.
3. CONTACTO COM A NATUREZA – nível adequado de acessibilidade de áreas naturais para o acesso de baixa pressão de recreio e experiência da natureza.
4. «POLÍTICAS VERDES» – A medida em que os valores naturais são reforçadas por meio de abordagens transversais.
5. PAISAGENS LIVRES –  Presença de paisagens abertas e as tendências existentes no uso da terra e dos padrões de cobertura do solo.
6. LUGARES SOSSEGADOS – Presença de áreas onde as pessoas podem fugir do trânsito, multidões e do ruído.
 
MEIO AMBIENTE

CRITÉRIOS DE DESCRIÇÃO

7. TURISMO DE PRESSÃO – A pressão e os impactos do turismo sobre o território e a forma como o requerente consegue controlar a pressão do turismo.
8. ENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS – A medida em que a comunidade empresarial local está envolvida nos esforços para o meio ambiente, desenvolvimento sustentável e conservação marinha.
9. BANDEIRA AZUL & PRAIAS – Gestão ambiental da praia, reunião de normas de qualidade da água balnear da Directiva 2006/7/CE e Bandeira Azul.
10. GESTÃO DA ÁGUA – Gestão da água, uso do ambiente e eficiente da água, abastecimento, tratamento de águas residuais e reutilização da água depurada.
11. TRANSPORTE SUSTENTÁVEL – Disponibilidade e promoção de modos de transporte sustentáveis.
12. GESTÃO DE RESÍDUOS – Lixo e reciclagem, políticas e estruturas de recolha, reciclagem e reutilização.
13. CLIMA & ENERGIA – Política energética para reduzir os gases de efeito estufa e promover a energia renovável.

SÓCIO-ECONÓMICA
 
CRITÉRIOS DE DESCRIÇÃO

14. PATRIMÔNIO CULTURAL – Presença e nível de protecção dos elementos que estão ligados à história do território.
15. TERRITÓRIO e TRADIÇÃO – Presença de paisagens valiosas que são feitas pelo homem ou o homem formado e utilização tradicional do território.
16. IDENTIDADE LOCAL –  Presença e destaque de aspectos físicos e/ou sociais distintos considerados típicos para o território.
17. LAZER & RECREAÇÃO – A disponibilidade de lazer e actividades de recreação e instalações no território, com especial atenção para os relacionados com a tradição.
18. PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA –  Iniciativas locais para promover a participação da comunidade e participação das partes interessadas na gestão e tomada de decisão.
19. SATISFAÇÃO – O nível de valorizaçãode moradores e turistas sobre o território.
20. SAÚDE E SEGURANÇA – A presença de um ambiente saudável, seguro e de medidas preventivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário