Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Quality Coast - Uma ideia para o litoral de Pataias (1)

Quality Coast - Uma ideia para o litoral de Pataias


O Quality Coast é um projecto da União Europeia, sob a liderança da Coastal & Marine Union (EUCC) - uma das maiores redes de peritos costeiros do mundo e tem como objectivo estabelecer uma rede mundial de comunidades costeiras que partilham os mesmos valores e práticas sobre o desenvolvimento sustentável integrando, por um lado, os seus valores naturais, culturais e sociais e, por outro, mantendo os elevados padrões na qualidade do seu turismo.
O QualityCoast prevê novas formas de cooperação entre as comunidades costeiras. As comunidades vão compartilhar suas experiências e intercâmbio de boas práticas, com o objectivo de melhorar a sustentabilidade nos domínios da natureza, meio-ambiente e sócio-económico.
O QualityCoast foi desenvolvido pela e para as comunidades costeiras, cidades e ilhas, ao nível dos municípios, províncias e regiões. Pequenas comunidades adjacentes podem participar juntas, a fim de trabalhar de forma mais rentável, podendo também candidatar-se para o Prêmio QualityCoast juntos (por exemplo, um conjunto coerente de municípios, considerando e promovendo-se como uma única unidade). Nesse caso, os candidatos devem demonstrar as suas políticas comuns para o desenvolvimento sustentável do território.
O QualityCoast é complementar à Bandeira Azul (que se aplica às praias e marinas) e à Chave Verde (que se aplica aos alojamentos). O Quality Coast visa reconhecer os esforços para a sustentabilidade em todo o território do destino costeiro: cidades, regiões e ilhas pequenas. O não cumprimento dos critérios da Bandeira Azul e/ou da Chave Verde não exclui a elegibilidade para QualityCoast.

http://www.qualitycoast.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário